sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Semana 1 - Desconectados?

Começamos esta disciplina no dia 08 de agosto. Esta semana ainda estão várias coisas se ajustando; por causa da greve dos servidores, muitos ainda estão com problemas de matrícula, notas de disciplina passadas, ajustes... Por uma decisão dos professores do departamento ao qual sou submetida, as aulas começariam, mas isto pode passar por uma revisão da congregação e, talvez, as aulas ainda parem.

Da maneira como foi possível, começamos a disciplina com as apresentações dos matriculados, a minha, a apresentação e discussão do programa da disciplina (ementa, conteúdos, metodologias, ambientes, avaliação), bem como os cadastros e exploração de alguns ambientes que serão utilizados: moodle, twiki, lista de discussão. Outros ambientes aparecerão assim como se fizerem necessários.

De início, começamos problematizando a partir de uma reportagem da revista Veja, “Desconectados” (Veja, 08 ago 2007, pg 102). O texto foi lido e destacamos aspectos como: O computador contribui na aprendizagem? Qual influência/interferência ele tem na escola? Como são geridas as tecnologias na escola para chegar a estes resultados? Como foram obtidos os resultados apresentados pela revista? Apresentam-se como falaciosos ou coercivos? Como o professor se insere neste processo? Qual a função do professor na escola da sociedade contemporânea?

Estes questionamentos levantaram vários aspectos que serão trabalhados com os próximos textos.

Nenhum comentário: